Esta semana, o tema para ser desenvolvido é referente aos bancos de imagens na internet. Escolhi tratar sobre um banco de imagens gratuito, que justamente por ser gratuito, tem sido aderido por muitas pessoas!
Fiz então uma breve descrição do site, com algumas ferramentas disponibilizadas por ele:
Flickr (Yahoo!)
Desde 2004, o Flickr é um site em que qualquer pessoa pode hospedar imagens ou vídeos de forma gratuita (com o limite de 100 MB/fotos e 2 videos por mês) ou ser assinante e ter armazenamento ilimitado.
Opções disponíveis:
- Cinco maneiras de se fazer upload de fotos e vídeos: Programa Flickr Uploadr; via iPhoto, Aperture ou Plug-ins do Windows; via página da web do próprio site; via email; via programas gratuitos de outros servidores.
- Opção de editar as fotos diretamente pelo site, sem precisar instalar nenhum programa
- Possibilidade de organizar as fotos ou vídeos em álbuns separados por temas específicos e ainda, agrupar esses álbuns em coleções, por temas maiores (separar por ano, viagens, etc)
- Possibilidade de se reunir com várias pessoas através de grupos públicos, públicos com apenas pessoas convidadas ou particulares.
- Inserir diretamente em um mapa o local onde a sua foto foi tirada
- Fazer amigos ou manter contatos com amigos, familiares e conhecidos.
Outra ferramenta muito interessante utilizada são as “tags” em que as próprias pessoas que utilizam o site acrescentam nas imagens. Isto facilita bastante na recuperação das fotos, quanto mais termos, mais fácil será de recuperar. O grande problema é que como não a um filtro em relação as definições de tags, as pessoas podem inserir termos que não correspondem necessariamente a imagem, o que pode acabar também atrapalhando (e muito) na recuperação. As teorias sobre folksonomia explicariam melhor (acho que terei que postar algo específico sobre folksonomia por aqui... rsrsrs)
Um outro site com funções parecidas é o Picasa (Google). Vale a pena dar uma conferida também! (é necessário ter uma conta Google para utilizar os serviços)
Links:
Ótimo Júlio!
ResponderExcluirSobre as fotos contribui com a experiência prática e o relato histórico.
Sobre os bancos de dados comentas as possibilidades de uso e as ferramentas.
Ótimo!