sábado, 7 de novembro de 2009

Jornais Online (Nacionais e Internacionais)




Bem, acho que já falei praticamente tudo o que poderia sobre a transição do jornal impresso para o online. Agora, vou listar alguns benefícios que eu considero úteis não só para os bibliotecários e as instituições de informação, mas as pessoas como um todo.

Com a opção e a facilidade de se ler as notícias na web de forma confiável, afinal, é a página oficial daquele jornal que tem anos e anos de tradição... Tornou-se quase que dispensável fazer a leitura do impresso (mas por quais motivos?)

Primeiro: a questão do preço, não digo por ser caro, afinal, mesmo o jornal mais caro não custa lá muita coisa, mas sim pela questão de gastar dinheiro em algo que você pode ter disponível na web e de graça (a informação, de uma fonte confiável).

Segundo: você não fica preso a “versão” da notícia daquele jornal que você comprou... Lógico que sempre foi possível fazer isso com o formato impresso (é só comprar dois jornais!), mas com o jornal na web, com apenas alguns cliques eu consigo acessar a página de outro jornal, e ver o seu ponto de vista em relação a uma mesma notícia.

Terceiro: a questão do papel. Comprando um jornal impresso, ele será bastante volumoso e grande parte das notícias que estão ali não vão te interessar (vai depender se um pouco mais ou um pouco menos, de pessoa para pessoa). Ou seja, já seria um grande desperdício caso você lesse todo o jornal uma única vez e jogasse-o fora, não o lendo todo com certeza há um peso maior ainda na consciência e no planeta.
Claro que cada um faz sua escolha e lê o seu jornal da forma como achar melhor, apontei apenas alguns pontos que para mim foram decisivos para optar em ler as notícias na web.

E como essas facilidades auxiliam o trabalho do Profissional da Informação?

Muitas instituições reclamam da falta de verba e por isso, não podem fazer assinaturas de jornais. Logo, se há a possibilidade de conseguir acesso a notícias de fontes confiáveis na internet, o Bibliotecário pode auxiliar os usuários a procurar essas notícias conforme as necessidades de cada um. Se é alguém que necessita de alguma notícia referente a um país específico, deve-se apresentar a estes os sites de jornais específico do país ao qual o usuário procura. Se for um usuário que procura notícias de sua região, um jornal local.

Os jornais não servem apenas para auxiliar os usuários, mas é de extrema importancia que um Profissional que trabalhe com a Informação, esteja por dentro das ultimas notícias da sua região, do seu país e do mundo! Afinal, como alguém pode transmitir informação sem ser bem informado?

Sem desculpas para o preço (é de graça), tempo (apenas uns cliques), deslocamento (não é necessário ir até a banca de jornal) a notícia está ao alcance de quem deseja se informar, é só querer.

Links de sites de jornais que julguei importantes:

Nacionais:

O Globo (Rio de Janeiro)
Folha (São Paulo)
Estadão (São Paulo)
Zero Hora (Rio Grande do Sul)

Internacionais:

El Clarín (Agentina)
The Guardian
(Reino Unido)
The New York Times (EUA)
El Pais (Espanha)
Le Monde (França)

Um comentário: