segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Blogs, Fotologs, Twitter, etc.




WEB 2.0: um ambiente construído por todos


A Web quando surgiu, era um sistema de pouca interação. As pessoas utilizavam os serviços e apenas quem possuísse um conhecimento avançado em programação, HTML, etc. conseguia acrescentar algo neste novo mundo. Com o surgimento da Web 2.0 (na realidade, esta denominação foi dada bem depois de seu surgimento) houve então a possibilidade e de maneira muito simples, que qualquer pessoa pudesse inserir, criar e compartilhar o que quiser no ambiente virtual. Uma das definições mais aceitas do termo, foi proposta por Tim O'Reilly (2006) em seu blog:


"Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva"

(tradução)


Blog, Fotolog, Twitter e outras ferramentas interativas da web


Não há como não falar de Web 2.0 quando se fala de ferramentas como Blog, Fotolog e Twitter por exemplo. Os blogs, com a facilidade para postar e editar os textos, tornaram-se muito populares entre as pessoas, principalmente entre os adolescentes (utilizando a ferramenta como “diários virtuais”). O blog funciona como uma ferramenta interativa, onde se pode adicionar não só textos, mas também fotos, vídeos e para aqueles que ainda entendem um pouquinho de HTML, podem editar o seu “layout” inserindo um plano de fundo, músicas e uma infinidade de outras ferramentas que o autor pode criar não ficando preso apenas ao que o próprio servidor do blog disponibiliza.


Os Fotologs, (especificamente o fotolog.com) vêm como uma alternativa para aquelas pessoas que preferem se comunicar com uma imagem do que com o texto. Existe o espaço para que o autor insira um breve texto, mas o destaque principal é para a imagem. Há também a possibilidade de que as pessoas comentem sobre as fotos e se adicionem como “amigos favoritos”, ao adicionar uma pessoa, você consegue visualizar em miniatura a ultima foto que a pessoa atualizou e data do post.


O Twitter é uma ferramenta de envio de mensagens curtas. Chamado por alguns de “miniblog”, o Twitter funciona basicamente como um serviço de sms: você envia uma mensagem curta (de no máximo 140 caracteres) e diz “o que você está fazendo”. Mas, além de dizer o que se está fazendo no momento, ele tornou-se uma ferramenta de divulgação de notícias e informação em que o autor deixa apenas uma frase a respeito de um determinado assunto, podendo adicionar um link que remete a uma foto, notícia, blog, música, vídeo. O Twitter foi fundado em 2006, e a cada dia ganha milhares de novos usuários, sejam eles domésticos ou grandes meios de comunicação. O grande barato do Twitter é que ele une-se a qualquer outra ferramenta como uma forma de colocar evidência as atualizações feitas. Por exemplo, acabei de atualizar meu blog com um post contando sobre a ultima viagem que fiz, posso escrever uma frase no meu twitter “Férias no Nordeste” e logo em seguida adicionar o link do meu blog, onde contém toda uma descrição dos lugares em que eu estive, as pessoas que conheci, etc. É basicamente o que os meios de comunicação tem feito ultimamente por exemplo, colocam o título de uma matéria adicionando um link com o conteúdo na integra.


Outras ferramentas dessa geração Web 2.0 que a cada ano vêm batendo recordes de usuários são o Flickr (para fazer álbuns de fotos online) Myspace (comunidade de relacionamento, com um foco voltado para música) Lastfm (faz estatísticas com as músicas ouvidas pelo usuário cadastrado).


Relacionando os serviços Web 2.0 com uma Unidade de Informação


O foco principal de uma Unidade de Informação é facilitar o acesso e a disseminação de informação. Se a UI não utiliza dos serviços Web 2.0, de que forma ela irá facilitar a disponibilização a seu usuário se ela não está caminhando junto com ele?


“Hoje, entende-se que o grande potencial dos blogs é que eles podem ser utilizados pelas bibliotecas de maneira mais interativa. Vários serviços de biblioteca estão agora sendo explorados através dos blogs, e bibliotecários especialistas no assunto, acreditam que, com uma simples adequação, os blogs poderão funcionar exclusivamente como auxiliares no serviço de referência” (BARROS, p. 11)


Como afirma Barros, os blogs podem auxiliar no serviço de referência, não só como quadro de avisos, mas também como um lugar de interação entre bibliotecário e o usuário. E para que esta interação ocorra, pode-se utilizar também outras ferramentas como por exemplo o MSN, para fazer um suporte online, o Flickr para expor, por exemplo, uma reforma feita na biblioteca ou fazer uma exposição. Enfim, as ferramentas existem para facilitar não só o acesso a informação mas a aproximação entre instituição (biblioteca, arquivo ou museu) e o usuário, basta apenas ter vontade e criatividade!


Links:

Blogger

Fotolog

Twitter

Lastfm

Flickr

Myspace

MSN Messenger


Referências:


BARROS, Moreno Albuquerque de. Blogs e Bibliotecários. Disponível em: http://www.sharemation.com/moreno/blogss.pdf. Acesso em: 14 set. 2009


O'REILLY, Tim. Web 2.0 Compact Definition: Trying Again. Disponível em: http://radar.oreilly.com/2006/12/web-20-compact-definition-tryi.html. Acesso em: 12 set. 2009





Um comentário:

  1. aIN...adorei teu post!
    Tb postei hj...
    Me diverti com o twitter da Yeda...

    ashauhs

    ResponderExcluir