
Com a facilidade que a WEB 2.0 proporciona para que qualquer pessoa utilize seus serviços, a qualidade da informação disponibilizada nem sempre será de confiança. Por isso, as pessoas em geral têm que estarem atentas no que estão lendo em blogs, wikis e afins. Para auxiliar essas pessoas na avaliação do conteúdo de blogs, estão os Profissionais da Informação que a partir de algumas observações, conseguem verificar a relevância que um determinado blog possui e se seu conteúdo atenderá as necessidades do usuário ou não.
“[ . . . ] a qualidade da informação é determinada pela capacidade de satisfazer as necessidades de informação do indivíduo que a usa.” (ALVIM, p. 3)
Para analisar e avaliar blogs (podendo também ser adaptado a outras ferramentas web), elaborei algumas questões que usuários da WEB 2.0 devem se fazer ao acessar um blog. È muito importante que seja analisado seu conteúdo, mas a apresentação em que as informações estão expostas é um elemento tão importante quanto.
“As fontes de informação disponíveis na Internet devem ser utilizados com cautela. As selecionadas para uso devem ser filtradas por critérios de avaliação que analisem tanto o conteúdo, quanto a apresentação da informação.” (TOMAÉL et al, p. 4)
1) Quem é o autor do Blog? (Afinal, quem é esta pessoa? Ela realmente possui conhecimento na área a qual está aborbando em seu blog? Qual é a sua formação?)
2) Os assuntos são tratados com profundidade? (Se os assuntos são tratados muito superficialmente, a fonte de informação deixa a desejar)
3) É atualizado com frequência? (Um blog pouco atualizado possivelmente não ganha certo prestígio ou destaque, pois depois de um certo tempo sem atualizar, as pessoas cansam de entrar porque não encontram nada de novo)
4) O assunto tratado tem originalidade? (Se os assuntos tratados podem ser facilmente encontrados ou discutidos em outros lugares, não desperta o interesse das pessoas a continuarem lendo o blog).
5) O Blog é bem organizado? (É muito importante além de conter informações úteis, confiáveis que ele seja bem organizado. O visual deve ser agradável, e o leitor deve conseguir recuperar as informações com facilidade).
6) Nas postagens o autor utiliza uma linguagem compreensível e correta? (se o autor costumar abreviar as palavras de forma incorreta, cometer muitos erros ortográficos e não conseguir expor suas idéias de forma clara, o blog perde totalmente a credibilidade).
7) As fontes que o autor se baseou são citadas? (se não forem, o leitor deve ter certa cautela ao absorver ou utilizar como referência as informações).
8) Existe ferramenta de busca para recuperar postagens antigas? (se o leitor não consegue recuperar com facilidade as informações, a utilidade do blog se reduz).
9) O tema o qual o blog aborda está definido de forma clara? (Se o blog não tiver definido um tema claro ao qual será abordado, não despertará interesse de um tipo específico de leitor, pois ninguém saberá ao certo do que o blog aborda).
10) O Blog possui boas recomendações? (Possivelmente se o blog estiver sendo citado em vários lugares, por várias pessoas, possuirá certa credibilidade).
Referências:
ALVIM, Luiza. A avaliação da qualidade de blogues. Disponível em: http://blogs.ua.pt/ergo037/wp-content/uploads/2008/10/tp04.pdf Acesso em: 17 set. 2009
TOMAÉL, Maria Inês et al. Avaliação de fontes de informação na internet: critérios de qualidade. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/viewFile/293/216 Acesso em: 17 set. 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário